sexta-feira, 5 de agosto de 2011

HISTÓRIA DO CAIC JOVEM AILOR LOTÉRIO


Camboriú, uma cidade litorânea, está localizada ao norte de Santa Catarina. Nos anos de 1970 houve um crescimento populacional significativo. O Bairro de Monte Alegre foi o que mais cresceu, e viu-se a necessidade de construção de novas escolas. Sabendo-se que, as escolas vizinhas possuíam sua capacidade física lotada, funcionando em turmas superlotadas. Foram analisados os pontos positivos e a necessidades da criação da Unidade Escolar para atender os educandos do bairro bem como servindo de subsídios para os filhos dos imigrantes continuarem seus estudos encurtando sua distância.
Os moradores pediram ao prefeito atual a construção do que é hoje o CAIC Jovem Ailor Lotério. O terreno foi doado pela prefeitura municipal cuja metragem é de 19.940 m². Localiza-se a Rua Monte agulhas Negras. - CEP 88340-000. Dia 05 de agosto de 1994 foi inaugurado pelo então Prefeito Ainor Lotério.
   Com 4.683 de área construída. A estrutura é de um modelo de pré-moldado, onde encontramos um ginásio para a prática  de esportes e outros eventos culturais com 900 m².  Possui 2 salas administrativas, salas 2 salas de orientação, 1 para supervisão, 1 sala para psicopedagoga, 1 para fonoaudióloga, 1 para psicóloga e 1 para apoio e 26 salas de aula com ventiladores. Dentro do espaço físico ainda está 1 biblioteca,1 sala para informática, 1 salão para o auditório, 1 sala para hora da literatura e um refeitório que atende as necessidades de mais de 300 alunos por vez.
Para atender a demanda escolar em 2004 na gestão do então prefeito Wilson Plautz foram feitas 5 sala de aula, com aproximadamente 180 m². Em 2006 mais 3 unidades com 120 m² com o Prefeito Edson Olegário.
O espaço físico externo e composto por duas quadras de areia, uma quadra em concreto e um gramado. Além de um amplo espaço adequado ao laser dos alunos em horário de recreio e Educação Física.
No decorrente ano, esta unidade escolar conta com aproximadamente 1500 alunos, entre pré-escolar ao 6º ano do ensino fundamental.
Em seu quadro de docentes estão: 1 diretora, Charlene Rodrigues, 1 diretora adjunta Josiane Saramento, 2 secretárias, 1 secretária auxiliar, 2 orientadoras, 1 supervisora, 1 fonoaudióloga, 1 psicopedagoga, 1 psicóloga, 44 professores, 16 monitores, 15 serventes, 5  merendeiras,  1 auxiliar  de merenda, 02 zeladores,  03 vigias, 3 intérpretes, 3 bibliotecárias, 1 professora de informática e 02 professores de apoio
O espaço CAIC possui um CEI com 9 salas de aula todas com banheiros internos, TV, DVD e ventiladores, 2 refeitórios 1 parque, 1 lavanderia, 1 lactário e brinquedos a disposição em cada ambiente.
O  CEI  é Coordenado por Simone Hilleschein, juntamente com a secretária Rosete da Maia. Formam a equipe 2 professores, 26 monitores, 8 merendeiras, 6 serventes, 1 vigia 1 psicóloga e 1 fonoaudióloga.
Anexo a construção da Escola CAIC  está um posto de saúde numa área aproximada de 150 m² com 6 consultórios todos climatizados, farmácia, sala de curativos, sala de medicação, sala de triagem e sala de vacinação. O Nesse espaço atendem 9 médicos, 3 enfermeiros, 8 técnicos em enfermagem, 19 agentes comunitários de saúdes.
Para atender a comunidade conta quadro de funcionários incluindo, clínico geral da família, pediatras, ginecologistas, cardiologistas, fonoaudiólogos, dentistas, 4 recepcionistas, 2 atendentes de farmácia 4 serviços gerais e 3 ACD auxiliar de consultório dentário.
A filosofia da Escola CAIC Jovem Ailor Lotério é comprometer-se com o resgate da qualidade de ensino público, promovendo reflexões e debates sobre o mundo, a sociedade e o homem orientando o educando para uma atuação crítica e responsável no contexto, onde está inserido transformando-o conscientemente de uma crítica participativa.


COMO SURGIU O NOME DO CAIC.

O prefeito da época, Ainor Lotério, buscando um nome para esta Unidade Escolar, sugeriu vários nomes e esses foram a um plebiscito na comunidade, onde puderam opinar e registrar em forma de abaixo assinado. O nome de seu irmão Ailor Lotério estava entre eles e foi o escolhido.

Ailor Lotério nascido em 16 de janeiro de 1960, filho de Auri Fábio Lotério e Erica Laurentino Lotério, um joven de Vidal Ramos, veio para Camboriú no ano de 1975 para estudar no Colégio Agrícola de Camboriú.
Em Vidal Ramos desde cedo Ailor começou a ajudar a família na agricultura. Nessa época ele já apresentava problemas de saúde, (asma) não podendo fazer serviços pesados e por este motivo    colocaram-no a estudar e formou-se em Técnico em Agropecuária. Pensava em fincar raízes nesta cidade, mas a morte o ceifou um ano após a sua formatura e seu sonho não se concretizou.
Muito comunicativo começou a fazer parte do grupo de jovem de Camboriú, CEJUCA. Seu bom exemplo e formação trouxeram muitas pessoas para estudar nesta cidade. Inclusive seu irmão e prefeito na época, Ainor Lotério. 

                                                                  PESQUISADO E EDITADO POR:
                                                                  M. BENEDITA B. S.

Um comentário:

  1. Vejam aqui no facebook as publicações sobre o estabelecimento educacional e como está hoje: https://www.facebook.com/pages/CAIC-JOVEM-AILOR-LOTERIO/1380744282250885?__mref=message_bubble

    ResponderExcluir